Posso até estar contando o obvio, mas tenho certeza de que muita gente nem faz idéia do que significam as duas cúpulas e as duas torres que se encontram sobre o Palácio do Congresso Nacional.

Primeiro vamos deixar uma coisa bem clara, a imagem da foto é o Palácio do Congresso e não Palácio da Alvorada o qual achei muitas fontes falando que o Palácio do Congresso era o da Alvorada e vice-versa!

O Palácio do Congresso nacional é o cartão postal de Brasília e ficou como marco da democracia no Brasil.

Vamos ao que interessa, estava conversando com a Senhoria Manguete também conhecida como Patroa, Dona da Pensão e também aquela que manda em casa, e ela estava me explicando o significado desse marco arquitetônico e político.

Dentro do prédio do Palácio do Congresso para quem não sabe funcionam o Senado Federal e a Câmara dos Deputados.

O Senado Federal fica abaixo da cúpula menor que é côncava (virada para baixo), significa que dentro deve prevalecer a reflexão, a ponderação, o equilíbrio, o peso da experiência (já que o mandato dos senadores é de 8 anos), o ônus da maturidade e tal concavidade induz à meditação e à serenidade.

Já a cúpula oposta e maior que é convexa (virada para cima) fica sobre a Câmara dos Deputados, por ela ser maior e mais chapada no alto, significa que seu vasto vértice está aberto ao impacto direto de todas as ideologias, de todas as tendências, de todos os anseios, de todas as paixões do povo e com isso tem o objetivo de retratar, diretamente, a alma brasileira em toda sua variedade.

É achou que essas “bolas cortadas” eram só para deixar mais bonito, estava vendo, tem muito mais do que parece.

  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google
  • E-mail this story to a friend!
  • TwitThis
  • Yahoo! Buzz